Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Obrigado “Catarina”



            Depois de um ano inteiro em atividade laborais é fundamental tirar férias e se distanciar da produtividade, dos compromissos constantes e necessários. Pois a renovação das energias, do aperfeiçoamento dos ideais, da reflexão sobre novos planos são essenciais para quem almeja maximizar o seu viver.
Sendo assim, é indispensável sair em viagem com a finalidade de passar alguns dias à beira do mar, visitar parentes distantes, entrar em contato com outras pessoas e dialogar sobre assuntos que extrapolam o habitual.
Nesta empreita, vale asseverar que o lazer é tão importante quanto o desempenho profissional. A vida não pode ser resumida na produção. O ser humano não é um robô, ele precisa de interação, de afeto, de estima, de valoração, de realização, de descanso.
Além disso, quem tem o privilégio de deixar por algum tempo a terra onde vive, onde se relaciona, trabalha e constrói um futuro aproveita essa possibilidade para aprender, enquanto relaxa ao olhar novas paisagens.
A seguir alguns apontamentos acerca do Estado de Santa Catarina são apresentados no intuito de deixar o nosso Paraná e a cidade de Cascavel ainda melhor.
Colonizada por imigrantes portugueses, italianos, alemães, austríacos, holandeses, suíços e gaúchos, Santa Catarina e seus primeiros habitantes convivem com uma natureza exuberante, tradições inúmeras e um povo acolhedor. Em detrimento disso, o território catarinense divide-se em várias regiões para melhor acolher os turistas e visitantes: Caminho dos Cânions, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Costa Verde e Mar, Vale Europeu, Caminho dos Príncipes, Grande Oeste, Caminhos da Fronteira e Vale do Contestado. Detentora de grandes hotéis e pequenas pousadas familiares - tudo com qualidade e requinte, Santa Catarina é um excelente roteiro para quem valoriza a história, a cultura, os contrastes geográficos, a apreciação do belo.
Quem visita o Cristo Luz no Balneário Camboriú, as praias catarinenses, as águas termais (Piratuba etc), as igrejas históricas (restauradas ou não), volta pra casa com muita história na bagagem. Por falar nisso, importar recordar, por exemplo, das palavras do catarinense hospitaleiro, Plínio Silva, que dizia: “visitar a cidade de Jaborá - SC e não ir até a igreja matriz é não visitar a cidade”.
Sabe-se que Cascavel é depositária de inúmeros imigrantes oriundos de pequenas cidades de Santa Catarina. Devido a estes desbravadores a metrópole do oeste na atualidade é conhecida internacionalmente. Em pouco tempo e devido encontrar-se num “lugar energizado” (água potável em abundância e terreno propício para o desenvolvimento da agricultura), Cascavel tornou-se uma terra de promessas cumpridas. Quem visita Santa Catarina, percebe que é comum nas pequenas e históricas cidades catarinenses o comentário sobre quem deixou suas pequenas propriedades para acumular fortunas dantes inimagináveis. Todavia, não podemos olvidar que foram muitos os catarinenses que contribuíram para o sucesso da cidade “hospitaleira” e que fizeram desta a sua morada de coração.
Deste modo, nota-se que o gozo das férias possibilita, dentre outras coisas, olhar o mundo por outro prisma e, por conseguinte, em um novo modo de pensar e agir. A nossa gratidão nesse processo aumenta e, pessoas gratas são mais felizes e de bem com a vida.

Santa Catarina é aqui ao lado (pertinho) e para vários cascavelenses visitá-la trata-se de uma volta às origens. Por isso, aos “catarinas” dedicamos sinceras homenagens e agradecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário